Palestra esclarece pirajuenses sobre efeitos negativos de PCH´s

No último dia 15, o Professor da Unesp de Ourinhos Edson Luis Piroli ministrou a palestra "Pequenas Centrais Hidrelétricas: Pequenas na geração de energia, Grandes na geração de impactos" na Loja Maçônica de Piraju.
O público lotou o local, os vereadores Valberto Zanatta e Luciano Louzada, que já se manifestaram contrários ao projeto da ECBrasil, estiveram presentes, assim como o vereador Eduardo Pozza, que em entrevista a uma rádio local nas últimas semanas, praticamente se declarou favorável à nova usina.
Na ocasião, o palestrante mencionou tipos alternativos de energia, como eólica, a maré motriz e a solar, na qual países desenvolvidos, como a Alemanha, vem investindo bastante nos últimos anos, apesar de estar localizada numa região de baixo aproveitamento desse tipo de energia. O Brasil, com sua localização privilegiada nesse sentido (está na linha do Equador), seria muito bem sucedido caso incentivasse o uso da energia solar. Piroli provoca: "Em vez de o BNDES incentivar a destruição de rios, porque não incentiva a produção de uma energia realmente limpa?"
Não só os aspectos ambientais foram citados pelo professor. Ele abordou os impactos sociais causados pela construção da hidrelétrica, como os gastos que o Município teria com os serviços básicos para as famílias de fora que se instalariam na cidade durante a construção da usina, o aumento da criminalidade e também da prostituição,cujos casos aumentam com a vinda de pessoas sem vínculo com o município.
Além disso, foi debatida a questão da ética a respeito de uma empresa, que nem é da região,propor à cidade que altere suas leis para acolher um empreendimento que não lhe traria lucro algum. Piraju, mais do que qualquer outra cidade, sabe que usina não gera progresso nem desenvolvimento. Quem lucra com esses empreendimentos são empresários que não se importam com a qualidade de vida da cidade.
Outro fator que merece ser destacado é a falta de tratamento de esgoto em diversos bairros de Piraju. Muito esgoto é despejado 'in natura' nas corredeiras. Caso sejam represadas, as corredeiras se transformarão num lago, onde cairá o esgoto da cidade. Conforme definiu um popular presente na palestra: "A represa será um 'bosteiro municipal'".
Argumentos contra a Usina da ECBrasil não faltam. Resta esperar que nossos vereadores defendam a legislação e os interesses da nossa Comunidade.

Um comentário:

  1. A palestra do doutor Piroli foi realmente esclarecedora. Vale lembrar aqui que Piraju e outras cidades da nossa região estão localizadas no mapa eólico do Brasil o que significa dizer que temos potencial para gerar energia através dos ventos. E mais ainda: temos condições de gerar muita energia elétrica com o uso da energia solar, uma vez que temos muito sol durante o ano todo. Então, temos alternativas de geração de energia sem destruir o último trecho vivo do Rio Paranapanema. A população pirajuense não quer mais usinas hidrelétricas. Piraju já contribuiu muito com o Brasil com suas 4 usinas. Queremos viver em paz com o leito natural do nosso rio. Chega de conversa fiada e enganação! Usina não gera empregos e nem renda para o povo! Barrar e represar nosso rio nunca mais!

    ResponderExcluir