Parque do Dourado, um lugar para estar

Nesta semana fui com a minha turma de 4º ano para um passeio ecológico pelo Parque do Dourado. Batizado de Parque Natural Municipal do Dourado, possui grande riqueza ambiental e de fauna e flora.

Fomos recepcionados pela Ariane, do Departamento de Meio Ambiente, e pelo Dirceu, que orienta e cuida da conservação e serviços do parque. Logo na chegada, ao descermos do ônibus, fomos surpreendidos pelo Max, cachorro muito alegre e amigo das crianças. Como é bom ser bem recebido!
Esse nosso lugar, que é uma Unidade de Conservação e Proteção Integral, está muito bem cuidado.

Reflorestamento acontecendo em vários estágios de desenvolvimento, preservação das matas, com uma vegetação exuberante, respeitando-se os ecossistemas naturais. Pudemos ver que, a cada árvore caída naturalmente, sossegadamente é resguardada sua transformação, seja em um novo vegetal, base para plantas aéreas, ou na decomposição. O rio que corre veloz, as corredeiras onde vivem espécies “extremamente” ameaçadas de extinção, a umidade e perfume no ar – quais serão as flores responsáveis por cada fragrância? Garças, pica-paus, pássaros variados e multicoloridos, é um ambiente que acolhe e regenera.

Há que se ficar ali, parado, a apreciar a beleza do lugar. No local, a uniformidade não tem espaço, cada árvore tem uma função estabelecida. As das margens seguram e protegem as barrancas dos processos erosivos, e resguardam a qualidade das águas. Outras caem por cima, e existem vários ângulos a serem observados e interpretados naquela natureza sem padronização. Tanto nas matas como nas corredeiras.

Através de parcerias (com universidades ou não), é possível catalogar cada exemplar de vegetação com uma placa de identificação. As crianças iriam anotar as que lhe interessassem, e então buscar as informações sobre cada espécie que tenha chamado sua atenção. José Carlos Garcia faz, em seu trabalho voluntário, a catalogação dos animais presentes ali.

“- Olha lá, professora!”, foi ouvido como entusiasmo, curiosidade, admiração, espanto e alegria. Sair da escola, percorrer trilhas, observar a natureza em suas nuances, nos sentimos numa outra proporção - quando estamos fora da sala de aula, em contato com a natureza, até o nosso tamanho é outro – e aquele silêncio interno, tão necessário, fica bem mais fácil percebê-lo.
Tivemos palestra de educação ambiental, caminhamos, observamos, conversamos, aprendemos e sentimos. No parque há árvore que é preciso três ou quatro para abraçá-la. Há também espaço para recreação: acampar e fazer churrasco com a família, balanços, gangorras, escorregador. Em cada quiosque há um grande latão de lixo. É claro que só deixaremos lá o orgânico, porque este vai para a vala do aterro, e o reciclável, trazemos de volta para o saco vermelho (ou será rosa?).
Com a pesca, é possível também práticas econômicas compatíveis com a proteção e preservação necessárias. Várias famílias tiram dali seu sustento.

O turismo ecológico é o grande filão do futuro, onde as pessoas sairão dos grandes centros para estar em locais de beleza única e preservados. Nossa cidade conquistou o título de estância turística em 2002, e esse título é fruto da vontade política e também do desejo da população de desenvolvimento da cidade através do turismo. Turismo de nossas diferenciações: lagos de represas várias cidades têm, e temos também. Já o ecológico, com trilhas, matas, corredeiras e parque, somente nós.

O turismo ecológico, e do futuro, por si só garantirá a proteção desse nosso patrimônio arqueológico, histórico-cultural e ambiental-paisagístico, pois dessa proteção e preservação sairá o sustento de nossa sociedade.
“- Professora, voltarei aqui com meus pais”. Não moramos em uma cidade grande, onde para termos mais contato com a natureza é preciso percorrer longas distâncias. Temos, sim, é que desligar a tevê e sairmos para aproveitar e conhecer, (sentirmos) de verdade, nossas belezas naturais.

Adriana Garrote Paschoarelli, pedagoga pirajuense, integrante da OAT
contato: adrianagarrote@ig.com.br

Foto: Fernandinho Franco - OAT

Legenda: Parque do Dourado: a natureza de uma forma singular



Nenhum comentário:

Postar um comentário