ONG Teyque’-pe’ forma novas lideranças ambientais em Piraju

 


Projeto vai oferecer, gratuitamente, curso para 24 adolescentes de escolas públicas

Em parceria com o Instituto Aqualung e o grupo Mulheres do Brasil, a Organização Ambiental Teyque’-pe’ vai formar 28 líderes ambientais: quatro integrantes da ONG e 24 jovens oriundos de escolas públicas de Piraju. Espera-se que após a formação, os líderes atuem nas ações do Dia Mundial da Limpeza e promovam novas atividades no município voltadas para a preservação do meio ambiente e promoção de cidadania.

O curso será oferecido de forma remota pelo Instituto Ecológico Aqualung para Preservação Marinha e abordará temas relacionados à sustentabilidade como gestão de recursos hídricos, gestão de resíduos sólidos, elaboração de projetos socioambientais, entre outros.

TRABALHO EM GRUPO

A ideia de oferecer o curso para jovens pirajuenses partiu da ativista e aromaterapeuta Maria Luiza “Isa” Cerveira, que também compõe o grupo Mulheres do Brasil. Isa e o vice-presidente da Teyque’-pe’, Marco Mello, percorreram o comércio e escritórios da cidade em busca de patrocínio de modo que os futuros líderes ambientais pudessem fazer o curso gratuitamente.

A seleção dos jovens se deu por intermédio dos também ongueiros Vanessa Córdoba, Fábio Martins (professores da rede pública estadual) e Ana Flávia Lima, assistente social. Vanessa e Fábio selecionaram alguns de seus alunos e Ana intermediou o contato entre a Teyque’pe’ e a Guarda Mirim Constantino Leman: onze dos inscritos no curso são atendidos pela unidade.

“Todos os agradecimentos e congratulações à Isa e ao Mello pela vontade e determinação em oferecer esse curso para jovens de Piraju. Agradeço também a todos os patrocinadores que confiaram na iniciativa da ONG e aos próprios jovens, que se inscreveram e que estão dispostos a atuar pelo meio ambiente nesse agir local. Espero que esse trabalho renda muitos frutos e muitos bons resultados para nossa cidade”, afirma a presidente da ONG, Naomi Corcovia.

O aluno Derek Maciel Duarte Berci, 15 anos, inscrito pela Guarda Mirim, afirma que se sente muito feliz e agradecido por fazer parte do curso. Ele espera se aprofundar no aprendizado sobre as coisas da natureza e meio ambiente colaborando com o planeta. Vê o curso como uma oportunidade a mais que a Teyque’-pe’ ofereceu para os jovens e para a natureza sobreviverem.

Fonte: Assessoria de Comunicação da TEYQUE'-PE'



Nenhum comentário:

Postar um comentário