Eu sou do Rio de Piraju!



Você sabia que no Estado de São Paulo, a Lei Estadual 10.488/99, designa o dia 27 de agosto, o Dia do Rio Paranapanema ?

Então, venha COMEMORAR com a gente neste sábado, o Dia do Rio Paranapanema!

Você sabia que no município da Estância Turística de Piraju-SP, há um trecho de 7 Km de calha natural do Rio Paranapanema que é tombado por Lei como patrimônio ambiental, histórico e cultural de sua população ?

Você sabia que esse trecho é constantemente assediado por empresas barrageiras, que querem a todo custo DESTRUIR o maior patrimônio do povo pirajuense  ?

Você sabia que este trecho tombado é protegido por Leis que estão em vigor e que IMPEDEM a construção de usinas neste local?

Pois é, mesmo assim, empresas que NÃO RESPEITAM nossos valores, assediam vereadores locais e o prefeito para DERRUBAR as Leis que protegem o nosso "PANEMA".

DIGA NÃO À DESTRUIÇÃO DO RIO PARANAPANEMA! CHEGA DE USINA EM PIRAJU!

Saiba mais:

O Rio Paranapanema tem comprimento  de 929 Km, sendo  sua Nascente na cota 900 m na Serra Agudos Grande e a Foz – na cota 239 m no Rio Paraná.  Separa, a partir da Foz do Rio Itararé, os Estados de São Paulo e Paraná;

O Rio Paranapanema, mais do que uma divisa estadual, é um eixo de integração entre duas regiões muito homogêneas. As vertentes Paulista e Paranaense deste Rio apresentam grande identidade, tanto social, quanto cultural e principalmente econômica.

Destacam-se como características regionais:

1. Considerada Região de Conservação por possuir importante acervo ambiental preservado, sobretudo nas porções de cabeceiras (Alto Paranapanema Paulista e  Itararé, Cinzas e Paranapanema 1 e Paranapanema 2 , no Estado do Paraná);

2. Agricultura de ponta e um extraordinário potencial para a agricultura irrigada, tanto pela excelência de seus solos, quanto pelo enorme disponibilidade hídrica. (Alto e Médio Paranapanema Paulista e Bacia dos Rios Cinzas e Tibagi, no Paraná);

3. Grande produção agropecuária nas porções finais da Bacia Hidrográfica do Paranapanema (Pontal do Paranapanema Paulista, Bacia do Pirapó, Paranapanema 3 e 4 no Paraná);

4. Grande avanço na Indústrias Sucro-Alcooleira e aumento no plantio de cana de açúcar;

5. Grande disponibilidade de Recursos Hídricos (superficiais e subterrâneos);

6. Grande geradora de hidroeletricidade ao longo do Paranapanema e seus tributários;

7. Dispõe de relevante potencial turístico.

8. Afloramentos do Aquifero Guarani – Áreas de recarga.
Cachoeira do Moinho em Ribeirão Claro/PR


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário