Boas Práticas no Planejamento de Resíduos Sólidos


O Manual de Boas Práticas no Planejamento de Resíduos Sólidos
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA e a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE lançaram hoje, no auditório da SMA, a publicação “Resíduos Sólidos: Manual de Boas Práticas no Planejamento”.
O manual foi desenvolvido em parceria com a International Solid Waste Association – ISWA e é um documento de referência para a preparação de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) nos países em fase de transição, pois, embora tenha sido preparado com foco nas necessidades brasileiras, seu conteúdo e possibilidade de utilização são bastante amplos.

O secretário de estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, destacou os avanços que a SMA tem conseguido em torno do tema. Embora a gestão de resíduos sólidos seja uma obrigação dos municípios, a orientação do governador Geraldo Alckmin é que o Estado ajude os municípios e colabore para que consigam superar esse desafio. A SMA, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – CEPAM, auxilia os municípios na elaboração de seus Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Para o secretário, o manual que foi lançado “vai ajudar os municípios e o próprio estado a elaborar e melhorar seus planos”.
Carlos Silva Filho, diretor executivo da ABRELPE, evidenciou a SMA como importante parceira desta e de outras ações relacionadas à temática.
Na oportunidade, o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, e o diretor executivo da ABRELPE, Carlos Silva Filho, assinaram termo de convênio visando o desenvolvimento de ações conjuntas para a melhoria da gestão e destinação de resíduos sólidos no estado de São Paulo.
Também participaram da cerimônia de lançamento do manual o presidente da CETESB, Otávio Okano, o vereador Gilberto Natalini e o coordenador de Projetos da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, Christopher Godlove. Este último, Antonis Mavropoulos, da ISWA e Andy Mather, da i2i Events, apresentaram palestras com temática centrada na gestão desses resíduos.
O manual está disponível para download aqui. Também foi disponibilizada uma versão resumida do documento em língua inglesa.

Texto: Anna Karla Moura
Fotos: José Jorge Neto

Fonte: Sistema Ambiental Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário