OAT CONCORRE A UMA VAGA NO CBH-PARANAPANEMA




No dia 31 de agosto a Organização Ambiental Teyquê-Pê - OAT protocolou inscrição para compor o CBH-Paranapanema (link) que tem como objetivo aprimorar e integrar a gestão dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.  Além do mais a criação desse comitê é o reflexo cristalino da intensa mobilização e articulação dos integrantes da Bacia em busca de um objetivo comum: cuidar das águas do Paranapanema, levando em conta as características e peculiaridades de cada região desta unidade hidrográfica brasileira.


Esse Comitê foi criado pelo Decreto Presidencial assinado no dia 5 de junho de 2012, na abertura da Conferência Rio+20. Empossada em 17 de julho de 2012 a Diretoria Provisória do CBH-PARANAPANEMA tem como primeira deliberação dar início ao processo eleitoral.
Segundo o Edital de Convocação (link), o colegiado será composto por 50 membros titulares e respectivos suplentes, de acordo com as várias representações em diversos seguimentos e setores da sociedade.

Ele contempla ainda que após divulgados os habilitados a uma vaga (21 de setembro), nos próximos meses serão realizadas 6 Reuniões Plenárias Setoriais, sendo 3 no Estado de São Paulo e 3 no Estado do Paraná e uma Reunião Plenária Conjunta, culminando com a posse dos membros efetivos do Comitê e eleição da Diretoria para o quadriênio 2013/2016 que está prevista para acontecer de 3 a 7 de dezembro deste ano.

A OAT já havia participado em novembro de 2011 de um Seminário de integração do Comitê Federal do Paranapanema na cidade de Cornélio Procópio/PR, que reuniu representantes de órgãos dos Estados de São Paulo e Paraná, Municípios da bacia do Paranapanema e representantes da Sociedade Civil, quando já estavam avançadas as discussões para a instalação do Comitê.

O próximo passo da OAT será reunir-se com seus integrantes para avaliar quais os nomes mais prováveis a serem indicados para acompanhar as reuniões setoriais e ocupar efetivamente uma cadeira em tão importante colegiado, representando a Sociedade Civil. Passamos assim a ter uma consciência coletiva ainda mais forte quanto à importância de participar em espaços privilegiados de tomada de decisão, dinâmicos e diversificados, como o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.











Um comentário:

  1. Parabéns à OAT. A sociedade justa e democrática só se concretiza com a efetiva participação de grupos representativos, e a nossa querida OAT representa o interesse de preservarmos um bem social, que garantirá às futuras gerações a possibilidade de manter-se unida por esse belo Rio Paranapanema.

    ResponderExcluir