Toma Nino Pigatto !!

CETESB e DAIA proíbem projeto de nova usina hidrelétrica em Piraju



Um salve aos "barrigas amarelas", aos ambientalistas de todo Brasil, ao coletivo de ONGs de São Paulo e à população pirajuense que, bravamente, nunca foge à luta! 

Parabéns ao prefeito Chico Pipoca (PP) e aos vereadores Luciano Louzada (PMDB), Denilton Bergamini (PP) e Valberto Zanatta (PSDB) que, desde o início da batalha, estiveram ao lado da Organização Ambiental Teyque'-pe' - OAT e Adevida na defesa do nosso maior patrimônio ambiental, histórico e cultural: o rio Paranapanema !

As corredeiras continuam livres e desimpedidas, rio abaixo, descendo, descendo e descendo... A identidade cultural do pirajuense está a salva! Agora, é continuar a luta diária pela manutenção de todo vigor das leis ambientais que protegem e preservam o último trecho de corredeiras naturais do rio Paranapanema no Estado de São Paulo!

Sim, agora é a hora da onça beber água! 

Ao completar no sugestivo dia 9 de julho, 10 anos da conquista do título de Estância Turística sem que nenhuma comemoração oficial fosse realizada para marcar a data, a população e eleitores pirajuenses querem saber quais as propostas apontadas nos Planos de Governo dos candidatos a prefeito Zezão Pansanato (PSDB), Elói Caputo (PT) e Jairzinho Damato (PMDB) para a área de meio ambiente e, principalmente, do desenvolvimento sustentável do turismo, tendo a calha natural do rio Paranapanema como base de um projeto maior que gere renda, emprego, crescimento econômico e que promova a justiça social e a cultura dos moradores de Piraju, preservando os recursos naturais do município.

A vocação natural de Piraju é o turismo em suas diversas expressões e a agricultura agroecológica, que elimina o uso de agrotóxicos e preserva o meio ambiente e a história local da região que produz o Melhor Café do Brasil e que pode vir a ser, em pouco tempo, um dos principais roteiros do país para o turismo de observação de aves, prática de esportes náuticos, pesca esportiva e turismo cultural.

Piraju precisa de projetos sustentáveis!! Piraju precisa de melhor planejamento e gestão dos recursos públicos! Piraju precisa criar mais incentivos para que  empresas não poluidoras se instalem na Estância. Piraju precisa de educação de alta qualidade, com a presença de Universidades e ou Faculdades públicas e particulares.

Enfim, Piraju precisa de "vontade política" para evoluir !

Mas não só de "vontade política". 

Antes disso, Piraju precisa de objetivos claros, metas alcançáveis, projetos sustentáveis embasados em sua vocação natural para o turismo. O turismo tem de deixar de ser apenas um título e ser, de fato, uma força para o crescimento real da cidade e seu povo. E, claro, Piraju precisa de ação. Muita ação!

Fernando Franco 
Biólogo 
Presidente da Organização Ambiental Teyque'-pe' - OAT

Foto: Arquivo pessoal




Nenhum comentário:

Postar um comentário