Teyquê-pê toma posse na APA Tejupá





Agora a Organização Ambiental Teyquê-pê - OAT, com sede em Piraju-SP, tem voz e voto no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental - APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá - Perímetro Tejupá, composta por 10 municípios da região, totalizando 16 cadeiras entre representantes dos órgãos oficiais, prefeituras e sociedade civil organizada.

A eleição e a posse dos novos membros da APA Perímetro Tejupá aconteceu no dia 4 de abril, quarta-feira, no Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE Piraju e reuniu ambientalistas, autoridades, imprensa e integrantes das organizações que disputavam uma vaga no Conselho Gestor.

Os ambientalistas Maria Adriana de Barros Garrote Paschoarelli (titular) e Marco Antonio de Almeida Mello (suplente), respectivamente vice-presidente e secretário executivo da Teyquê-pê, foram empossados em cerimônia que contou com a presença do prefeito da Estância Turística de Piraju, Francisco Rodrigues, Davi Franco Ayub (DAEE Piraju/CBH ALPA), Claudete Hahn (Fundação Florestal), Elisa Maria do Amaral (gestora da APA Perímetro Tejupá) e técnicos da Fundação Florestal e Instituto Florestal de São Paulo (IF).

Para o biólogo Fernando Franco, presidente da Teyquê-pê, a eleição da OAT na APA Perímetro Tejupá demonstra o amadurecimento da Organização e representa mais uma conquista dos ambientalistas pirajuenses de um espaço para o debate em torno das principais questões ambientais que afetam a região, principalmente a conservação dos recursos hídricos e a defesa do rico patrimônio ambiental existente na área de abrangência da APA Tejupá, que compreende os municípios de Timburi, Sarutaiá, Piraju, Tejupá, Fartura, Taguaí, Barão de Antonina, Itaporanga, Coronel Macedo e Taquarituba, totalizando  158.830 hectares.

Franco destaca entre o papel fundamental do Conselho Gestor da APA Tejupá no desenvolvimento das políticas públicas de longo prazo e permanentes na área de meio ambiente com apoio da legislação federal e estadual e o planejamento regional para a preservação dos recursos ambientais. "O foco atual da Teyquê-pê é impedir o barramento do último trecho de corredeiras do rio Paranapanema, tombado como patrimônio ambiental e histórico do pirajuense e do povo paulista, já que é o único trecho de leito natural deste rio existente no Estado de São Paulo", relatou.

O presidente da Teyquê-pê ressalta a fala da gestora da APA Tejupá, Elisa Amaral, de que a nova composição do Conselho Gestor terá de iniciar o trabalho de elaboração do Plano de Manejo que irá disciplinar o uso racional e adequado desta área de preservação, considerando as suas especificidades.

"Neste sentido, vale ressaltar o papel essencial da OAT e da sociedade civil organizada em pressionar e cobrar dos órgãos públicos e autoridades competentes que a legislação ambiental seja devidamente cumprida, garantindo  assim o uso sustentável  dos recursos naturais existentes da APA Tejupá", explicou Fernando Franco. 

Durante a cerimônia, David Franco Ayub apontou que será um desafio para os novos prefeitos aplicar devidamente os recursos do ICMS Ecológico e outras fontes verdes em projetos de integração regional e planejamento do turismo e defesa do meio ambiente da região favorecendo o pensamento em rede e a criação de um circuito regional de turismo. "Poderão ser investidos em torno de R$ 8 milhões em obras de infra-estrutura turística. Por isso, temos de pensar a região de forma integrada", disse Auyb. 

Após a posse dos novos integrantes, houve coquetel de confraternização e os técnicos da Fundação Florestal, juntamente com a diretora Claudete Hahn visitaram as águas lóticas do Salto do Piraju que são tombadas como patrimônio histórico, cultural e ambiental da população pirajuense.  

Foto: Movimento Chega de usina em Piraju!

Legenda:   

Adriana Paschoarelli assina livro de posse observada por Elisa Amaral
Claudete Hahn e os técnicos da Fundação Florestal no Salto do Piraju
Público presente na eleição e posse dos novos conselheiros da APA Tejupá
Elisa Amaral, David Franco Ayub, Claud Hahn e Francisco Rodrigues
   

3 comentários:

  1. Ena Mello13.4.12

    Parabens ao grupo Saco Cheio...novas conquistas estao sendo realizadas. Parabens tambem a OAT, e ao Chega de Usina pelas novas conquistas. Contem comigo quando precisarem.Piraju estava mesmo precisando disso!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma importante conquista diante do cenário ambiental de nossa região, devemos ter uma visão regional de exploração de nossas belezas naturais, para que o Turismo ecológico aconteça. Parabéns aos membros do APA Tejupá, parabéns OAT pela importante cadeira.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma importante conquista diante do cenário ambiental de nossa região, devemos ter uma visão regional de exploração de nossas belezas naturais, para que o Turismo ecológico aconteça. Parabéns aos membros do APA Tejupá, parabéns OAT pela importante cadeira.

    ResponderExcluir