Educação Ambiental, que aconteça de fato

Como se relaciona educação ambiental e cidadania? Cidadania tem a ver com a identidade e o pertencimento a uma coletividade. A educação ambiental como formação e exercício de cidadania refere- se a uma nova forma de encarar a relação do homem com a natureza, baseada numa nova ética, que pressupõe outros valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens... processo permanente de aprendizagem forma cidadãos com consciência local e planetária. (JACOBI, mai. 2003).

Ter cidadania significa possuir identidade, ser de um local específico. Uma educação pautada neste alicerce representa uma educação com formação e não somente informação. A informação está em todos os lugares, disponível. O tesouro maior que se transmite é um saber construído há milhares de anos. A educação deve estar centrada no ser humano, em suas atitudes. Somos um ser histórico, que acumulou conhecimentos com o passar dos anos.

O homem não se satisfaz em viver apenas, mas pretende transcender à natureza, criar. O saber constituído, criado, é transmitido, e esta é a responsabilidade da educação. A ela cabe o papel de perpetuar valores. Focalizar o aluno em seu meio, ensinar história sem esquecer a política, ensinar geografia sem desconsiderar as condições de vida da comunidade. É preciso realmente inseri-lo em seu mundo e não apenas prepará-lo para vestibular e mercado de trabalho. O aluno precisa ser o “sujeito” da educação. É preciso transpor esta educação de avaliar como um fim em si mesmo. Não basta encaminhar quem já está no caminho, é preciso simplificar e tratar de problemas que afligem a sociedade. (PARO, vídeo, 1996).

De acordo com o PCN (1998), em relação ao meio ambiente, o que ocorre hoje em salas de aula é uma real cultura do descaso e da inconsequência. Na formação de nossos educandos não há preocupação com o resultado das atitudes (aluno, funcionário, professor...). O foco central é a boa nota. Quem tira dez nas provas de avaliação é considerado excelente aluno, não importa se joga lixo no chão, se deixa garrafas de água e refrigerante tombadas pelo caminho, papéis de bala, rabiscos e estragos nas carteiras. Afinal, a escola dispõe de alguém para limpar depois. Este é o pensamento que habita a realidade escolar, a prioridade é a nota.

Assim, é importante fazer o aluno “perceber e entender” que suas atitudes têm consequências e que ele é responsável, sim, e deve atuar para minimizar os impactos negativos ao ambiente. É preciso rever valores e posturas nesta relação homem-natureza. Levar cada educando a encontrar, de fato e de direito, o seu lugar na sociedade pirajuense a partir de uma efetiva Educação, voltada a seu próprio meio. E conhecer, e aprender. Pois, somente cuidamos e lutamos para proteger aquilo que conhecemos de verdade, e que, portanto, é parte de nós, como nosso rio, com toda sua memória e história – respeitando-o, preservando-o.

Por: Adriana Garrote (adrianagarrote@ig.com.br)

Foto: Fernando Franco - OAT
Legenda: Flor de Ipê Rosa

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