Carta aberta ao povo de Piraju

Tendo em vista os últimos acontecimentos ocorridos na cidade, especialmente a invasão do Parque Natural do Dourado, da Pousada das Araras e propriedades circunvizinhas perpetradas por funcionários ligados à empresa Energias Complementares do Brasil (EC Brasil) bem como as recentes manchetes dos jornais locais, publicadas no dia 26 de março deste ano 2011, vimos a público manifestar nosso REPÚDIO a mais essa tentativa de agressão ao Rio Paranapanema e seu trecho tombado. 

A população pirajuense é contra qualquer empreendimento hidrelétrico ou não que venha colocar debaixo d'água o trecho vivo do Rio Paranapanema e com ele suas corredeiras, que são uma das melhores pistas para a prática de canoagem slalom do Brasil; o Parque Natural do Dourado, que é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral (UC) e o Parque de Exposições Cláudio Dardes, considerada uma área nobre em termos naturais e paisagísticos e localizada às margens do rio, dentro do perímetro urbano e, onde está localizado o Salto do Piraju, marco natural no rio Paranapanema que deu origem ao aldeamento de São Sebastião do Tijuco Preto. 

Isso ficou evidente quando a população fez aprovar as leis que protegem o rio. São elas: a Resolução de Tombamento, a Lei dos 20 anos (Interregno), a Lei de criação da UC Parque Natural do Dourado e, mais recentemente, o Plano Diretor da Estância Turística de Piraju. 

Com estas leis, aliás, em pleno vigor, os pirajuenses deixam claro que optaram por conservar, preservar e proteger o rio. Por outro lado, a decisão dos pirajuenses remete à opção pelo turismo de base ambiental, tendo a calha original do rio como atrativo único e o uso sustentável dos recursos naturais como diretriz e orientação das políticas públicas. 

No entanto, apesar destes importantes instrumentos jurídicos de proteção do nosso patrimônio histórico-cultural, ambiental e paisagístico, não podemos jamais esquecer fatos lamentáveis como aquele ocorrido na Câmara de Vereadores de Piraju, quando alguns vereadores inescrupulosos apoiados por uma corja de interesseiros e com a suposta conivência do chefe do executivo municipal, tentaram revogar as citadas leis que protegem o rio, numa manobra suja e inescrupulosa, apresentando um falso abaixo-assinado, que continha, inclusive, a assinatura de pessoa ligada a alto cargo eletivo municipal. 
 
Este fato demonstra muito bem que os pirajuenses devem estar sempre atentos ao que acontece na Câmara de Vereadores de Piraju e ao posicionamento dos Senhores Vereadores, bem como nas atitudes e responsabilidade política do próprio prefeito Francisco Rodrigues em relação à tão importante tema. 

Para que seja garantida a eficácia das Leis de Proteção ao trecho tombado do Rio Paranapanema, no território de Piraju, temos que acionar o Ministério Público Federal (MPF) e demais autoridades e quaisquer outras instâncias para que o direito da população pirajuense seja respeitado. Vamos nos mobilizar! 

A Organização Ambiental Teyque-pe (OAT), este site e o Grupo SACO CHEIO de Usina REPUDIAM qualquer tentativa de barramento das águas brancas do Rio Paranapanema com a construção de qualquer tipo e usina hidrelétrica no trecho tombado e seu entorno, no território da Estância Turística de Piraju. Chega de usina em Piraju. Paranapanema Vivo! 

Grupo SACO CHEIO de Usina

Nenhum comentário:

Postar um comentário