Evento técnico reúne psicultores em Avaré


Organização Ambiental Teyquê-Pê (OAT) apoia evento onde
importantes temas foram abordados visando fortalecer e informar produtores e interessados no setor.




Com o objetivo de difundir o conhecimento técnico ligado à criação de peixes e discutir as demandas e perspectivas do setor do agronegócio que mais cresce no Estado de São Paulo, foi realizado no fim de novembro, a segunda edição do “Ciclo de Palestras sobre Aquicultura em Avaré”.

O evento realizado pela CATI reuniu, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) – Campus Avaré, 115 participantes de 29 municípios paulistas e um do Paraná. Estiveram presentes piscicultores, produtores rurais, pescadores artesanais, empresários, técnicos, pesquisadores, profissionais da área de extensão rural e assistência técnica, consultores e representantes do setor de insumos, serviços e equipamentos para a aquicultura.

Durante o encontro, foram abordados os temas: a realidade e as perspectivas da criação de lambaris; viabilidade técnica do bi cultivo de lambari/tilápia em tanques-rede; agregação de valor ao pescado por meio da qualidade e do processamento; peixes nativos com potencial para cultivo em tanques-rede e planejamento, controle zootécnico e custos de produção de tilápias em tanques-rede.

Eliseu Aires de Melo, diretor da CATI Regional Avaré, afirmou que a cadeia produtiva da piscicultura tem crescido significativamente na região e que o papel da CATI é justamente o de oferecer assistência técnica e extensão rural, necessárias para que o setor se desenvolva de maneira sustentável, gerando emprego e renda ao produtor rural e sua família, com a preservação dos recursos naturais existentes. 

Para o prefeito da Estância Turística de Avaré, Paulo Dias Novaes Filho, o ciclo de palestras é uma boa oportunidade para que os piscicultores, empresários e demais interessados no setor aquícola ampliem seus conhecimentos técnicos. “O evento permite a troca de experiências e a discussão de temas relevantes para o setor”, afirmou o prefeito.

O empresário Jomar Delefrate, da Piscicultura Sobradinho, de Buritizal (SP), um dos maiores produtores de lambaris do Estado, destacou ser fundamental a realização de eventos que reúnam os piscicultores paulistas e permitam a discussão da cadeia produtiva, seus entraves e soluções.

De acordo com o piscicultor Andrei Maschio, da Piscicultura Canoas/Água do Balaio, de Cândido Mota (SP), a palestra sobre planejamento e gestão financeira do empreendimento, ministrada pelo pesquisador Luiz Ayroza, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta-Médio Paranapanema), foi esclarecedora e demonstrou a importância de um bom controle zootécnico para reduzir os custos de produção.  

O empresário Márcio Fiori Figueiredo, da Piscicultura Rei do Lambari, de Ribeirão Preto (SP), apontou que o ciclo de palestras permite que os piscicultores reciclem seus conhecimentos e produtores rurais interessados em criar peixes estudem detalhes do negócio que pretendem iniciar. “A CATI está de parabéns por nos auxiliar tecnicamente no agronegócio da piscicultura na região de Ribeirão Preto”, declarou.

Ampliando a parceria com a CATI Regional Avaré e o município, o diretor do IFSP Campus Avaré, Sebastião Cruz, anunciou para 2014 a criação do curso superiorem Tecnólogo em Agronegócios e destacou o apoio do governo municipal de Avaré na disponibilização de uma área rural para a instituição, visando ampliar a oferta de cursos de níveis médio e superior voltados para o setor agropecuário, incluindo a aquicultura.

O secretário municipal de Agricultura de Avaré, José Ricardo Cardozo Barreto, ressaltou o potencial da criação de peixes no município por conta da excelente qualidade das águas da represa Jurumirim e destacou o apoio ao setor, apontando a interface da piscicultura com o turismo de pesca esportiva.

O evento teve apoio da Apta Médio Paranapanema, Instituto de Pesca do Estado de São Paulo (IP), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/Unesp/Campus Botucatu, Cooperativa dos Piscicultores do Médio e Alto Paranapanema (Coomapeixe), ORGANIZAÇÃO AMBIENTAL TEYQUÊ-PÊ (OAT), IFSP Campus Avaré, Casa da Agricultura de Santos, Casa da Agricultura de Avaré e Prefeitura da Estância Turística de Avaré. 


Texto e fotos: Fernando Franco - Jornalista / CATI Regional Avaré

Original publicado em cati.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário