TEYQUE’-PE’ INAUGURA SEDE EM AVARÉ

Meta da Organização Ambiental é atuar na bacia do Médio Paranapanema 
e ampliar debate sobre o uso sustentável dos recursos hídricos 

*Imprensa Teyque’-pe’
imprensaoat@gmail.com

Ambientalistas durante a
inauguração
da Teyque’-pe’ Avaré
         Para comemorar seus 12 anos de atividades, a Organização Ambiental Teyque’-pe’, inaugurou recentemente a sede de seu Núcleo Regional em Avaré-SP. A assembléia geral extraordinária que instalou a unidade contou com a participação de ambientalistas das Estâncias Turísticas de Piraju e Avaré e aprovou a adesão de novos associados.

              Durante a reunião, a Diretoria Executiva da Organização Não Governamental apresentou aos ambientalistas avareenses um relato do trabalho realizado e a atuação nos diversos colegiados ambientais municipais, estaduais e no Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranapanema (federal).

            De acordo com o biólogo Fernando Franco Amorim, atual presidente da Teyque’-pe’, uma das principais atuações da ONG,  foi a participação ativa no tombamento do último trecho de calha natural do rio Paranapanema no Estado de São Paulo, localizado no território da Estância Turística de Piraju. “Além do tombamento, apoiamos e participamos da elaboração de diversos instrumentos jurídicos que protegem este pedaço original do rio Paranapanema e colaboramos na criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral denominada Parque Municipal do Dourado. Ainda sofremos o assédio criminoso de empresas que querem barrar o rio, mas atuamos no âmbito do Ministério Público Federal, juntamente com a população, na defesa deste patrimônio ambiental e histórico da comunidade pirajuense que também pertence ao povo paulista”, relata.

             Segundo ele, a Teyque’-pe’ Avaré propõe uma integração regional de ONGs ambientalistas com atuação em rede na defesa da bacia hidrográfica do rio Paranapanema. “A Teyque’-pe’ Avaré vem para somar esforços com a Associação de Defesa do Meio Ambiente de Avaré (ADEMA) e a Associação de Defesa da Represa de Jurumirim (ADERJ) na luta pelo desenvolvimento sócio-econômico e ambiental da nossa região através da preservação dos recursos naturais e o turismo de base ecológica”, explica Franco.


Rio Paranapanema - Patrimônio do Estado de São Paulo
       A especialista em gerenciamento de recursos hídricos, Maria Adriana de Barros Garrote Paschoarelli, vice-presidente da Teyque’-pe’, fez uma reflexão em sua fala sobre a luta dos ambientalistas, desde a década de 70 até os dias atuais, na defesa do rio Paranapanema e ressaltou que o rio é a identidade cultural da população pirajuense. “Em seus múltiplos usos, o rio Paranapanema faz parte da vida da população regional e, dessa forma, o que restou do rio pela agressão sofrida por diversos barramentos em seu curso original, deve ser preservado para as gerações futuras”, ressaltou. 

“Nós de Avaré ficamos felizes que a organização Teyque’-pe’ tenha um Núcleo Regional em Avaré, aos poucos pretendemos agregar outros ambientalistas e a sociedade em geral, de forma a contribuir para uma relação mais sustentável entre a zona urbana, a rural e os recursos naturais que temos. É importante termos o apoio de quem já luta pela preservação como essa ONG que faz um belo trabalho em Piraju na preservação do Rio Paranapanema e na conscientização da população com relação ao meio ambiente. Vamos, junto com outras organizações ambientais, tentar realizar ações em prol da educação ambiental e discutir a cidade e o desenvolvimento urbano de forma sustentável”, destacou a arquiteta e ambientalista avareense Ângela Golin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário