Prefeito e Vereadores defendem a integridade do rio

No mês de abril, o prefeito Francisco Rodrigues, e o vereador Luciano Louzada – juntamente com todos os vereadores de nossa cidade – enviaram ofícios à ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, órgão do governo federal – para que se encerrem definitivamente os estudos para o represamento e implantação de hidroelétrica no último trecho de rio vivo em nosso município. [veja nos links a seguir o teor dos ofícios: [Link Para o Ofício do Prefeito     e      Link para o ofício dos Vereadores]
Se produzir energia elétrica trouxesse desenvolvimento para nossa comunidade estaríamos, sem dúvida, nadando de braçadas, pois temos quatro aproveitamentos hidroelétricos. Isto é preciso enxergar!
Sequer há qualquer isenção para o consumo de energia elétrica de nossas entidades assistenciais e instituições, como Apae, hospital, asilo, creches, escolas, entre outras. A prefeitura também não se beneficia com nenhuma isenção, quiçá todos os nossos habitantes. Somos um dos municípios mais usinados do planeta.
O que vemos é que, para conseguir o que pretendem, os barrageiros se utilizam de várias estratégias, como a mais conhecida, a do “fato consumado”, que reza não haver como lutar contra o dinheiro e o poder que eles possuem, e que já está decidido e consumado – é pura balela!
 Se antigamente era considerado fator de progresso, hoje a utilização de hidrelétrica não traz nenhuma euforia para a comunidade. Sabemos que não haverá desenvolvimento com mais uma usina instalada. A partir da última negociada (a de 2002, no Salto dos Aranhas), fomos obrigados a conviver com o prejuízo, o déficit ambiental, a erosão das barrancas, o descaso com o reflorestamento do entorno, a poluição de nossas águas, a urbanização instalada na beirada da represa, o assoreamento, a queda da qualidade da água, as doenças, dentre outros passivos.
É de se admirar que, mesmo com toda a nossa sociedade, legislação, autoridades afirmando NÃO a esse empreendimento, eles continuem como se não fôssemos nada diante das necessidades deles! É desconsiderar demais o povo que aqui vive!
Queremos respeito! Temos nossos próprios planos para com o destino da nossa terra: o real desenvolvimento através do turismo, e de nossas corredeiras naturais, o que nos garantirá, isto sim, possibilidade de não possuirmos um futuro de administração de passivos ambientais, que geram altos custos e longos prazos para recuperação. Isso se a municipalidade da época tiver como arcar com os valores altos. Digo isto porque a empresa instaladora e geradora de energia não cuida dos inúmeros problemas ambientais, esses passivos gerados pela barragem. Só retiram o lucro da geração da energia, e fica para as futuras gerações conviver e gerir todos esses problemas que, em muitos casos, não há solução, devido aos altos custos, demora e tecnologia para serem resolvidos.
Temos sim é que nos orgulharmos de nossa sociedade, de nosso povo, que a todo instante se defende dos assédios de empreendimentos que visam somente à geração própria de lucros. Esperamos que agora, com estes ofícios do prefeito e dos vereadores, e reiterados pedidos da população, possamos realmente trabalhar, e investirmos em nosso potencial turístico, que é o que nosso povo merece de verdade.
Adriana Garrote Paschoarelli, pedagoga pirajuense.
adrianagarrote@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário