Decapitação

por Miguel Pereira

parte 1


Entidades de defesa do meio ambiente e a imprensa local trabalham a duras penas para defenderem o percurso natural do Paranapanema que restou para essa cidade.
O Poder Executivo, o Poder Legislativo e outras pessoas também esforçadas estão agindo com coragem e energia nesse trabalho para que Piraju continue com o Panema vivo e para que a nossa cidade não seja prejudicada, principalmente por ser uma Estância Turística.
É animador notar o racionalismo destas pessoas que estão lutando por uma causa justa e pelos direitos de uma população.
Sabemos que o Rio Paranapanema pertence à união, mas ele não está localizado longe de Piraju. Ao contrário, além do rio passar pela área rural, também passa pela área urbana e pelo centro da cidade. Como o percurso natural de águas ligeiras em pauta segue a jusante da ponte central da cidade, se construíssem mais um barramento, justamente nesse canal, a Estância Turística de Piraju seria imensamente prejudicada.
A substância mais nociva à saúde humana são as fezes portando doenças. Contudo, o sucesso nessa luta só pode ser atingido através de um desenvolvimento integrado que leve verdadeiramente em consideração os fatores locais. Educação no que diz respeito à saúde e os movimentos populacionais também são cruciais.
A área urbana de Piraju tem terreno acidentado, com declividade ao canal do rio; nas épocas de chuvas torrenciais contínuas, as enxurradas conduzem o lixo para as águas do Paranapanema. Com o aumento populacional da cidade e com os conjuntos habitacionais sempre aumentando em tamanho e número de residências, a construção de mais uma barragem do lado de baixo da cidade será inaceitável porque o futuro lago represado se tornará completamente inutilizado para sempre, em detrimento da Estância Turística de Piraju.
É extremamente importante levar em consideração os fatores maléficos que irão atingir a nossa cidade, e não as cidades dos que serão beneficiados economicamente com a degradação do Paranapanema. O canal do rio em pauta flui até chegar no conhecido Parque do Dourado, antiga Pecuária, porque é só um pequeno trecho de rio natural restante com aproximadamente 7,5 quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário