ORGANIZAÇÃO AMBIENTAL ESTABELECE PARCERIA







A Organização Ambiental Teyquê-Pê – OAT estabeleceu uma parceria com o CEDIAP - Centro de Estudos e Divulgação de Informações sobre Áreas Protegidas, Bacias Hidrográficas e Geoprocessamento, órgão da UNESP – Campus de Ourinhos, através do pós-graduando em Gestão de Recursos Hídricos, JOSÉ ALFREDO NORONHA VIANA, sob a orientação do Professor Doutor Edson Luis Piroli, cujo teor do trabalho propõe a utilização de um sistema colaborativo, via internet, para levantamento de informações referente ao rio Paranapanema, trecho que abrange, especificamente, a Área de Proteção Ambiental - APA Perímetro Tejupá e, à montante, a zona de pressão sobre o rio, a parte urbana de Piraju.

O projeto
busca revelar o impacto causado pela ação antrópica e as belezas naturais ainda presentes e que devem ser conservadas. A OAT contribui no sentido de apoiar com relatos da população e divulgação da iniciativa na mídia nacional.


O objetivo do trabalho é a proposição de inventário ambiental em SIG (Sistema de Informações Geográficas) alimentado por contribuição voluntária, fundamentando a conveniência e oportunidade de utilização de sistema de informação de apoio à gestão do ambiente. Para efeito de restrição de abrangência do estudo elegeu-se área concernente à APA - Corumbataí – Botucatu – Tejupá, perímetro Tejupá, no município de Piraju/SP.

Em decorrência da valorização da informação pela sociedade, o compartilhamento de grandes volumes de informação espacial vem se tornando cada vez mais importante. Tornou-se fundamental nas organizações, auxiliando a tomada de decisões, uma infraestrutura adequada para a sua coleta, armazenamento, processamento, representação e distribuição.

A iniciativa já se encontra em operação no seguinte endereço eletrônico: http://geoserver.ourinhos.unesp.br/ushahidi/main e tem o apoio da Organização Ambiental Teyquê-Pê – OAT. Acesse o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário